O OLHAR MINUCIOSO PARA CORRIGIR OS ERROS NA PINTURA.

Pintar pessoas, rostos, cenas requer um cuidado especial. A proporção errada das coisas que compõem uma cena podem colocar todo o trabalho a perder. Por isso lembre-se sempre do olhar minucioso, o olhar crítico, o seu olhar como artista é o que vai determinar se o trabalho está concluído.

FRIDA KAHLO

Pois bem, fui incumbido de pintar a Frida, tracei na tela as linhas, fiz o esboço e mãos a obra. Comecei o trabalho no sábado, pintei um pouco no domingo e deixei o trabalho descansar para continuar no fim de semana seguinte.

Pronto! Terminei. Parei em frente a tela e fiquei olhando, chamei minha esposa e perguntei o que ela achava e ela disse que gostou, achou o rosto perfeito. Eu continuei cismado, algo me incomodava, fui dormir pensando na tela e já sábia que a cabeça estava maior do que o corpo, os ombros estão pequenos, não sei como mas errei a proporção. No dia seguinte tirei a foto da pintura e joguei no Photoshop, peguei a foto que foi dada como referência e sobrepus na pintura. Resultado foi exatamente o que eu tinha notado, a cabeça estava enorme, parecendo a Rainha de Copas do filme Alice no País das Maravilhas de Tim Burton. E agora?

Bom, pensei em fazer a raspagem da pintura, pondo de molho a área do rosto com solvente e terebintina, assim amoleceria a tinta e a removeria com uma espátula. Mas não, ia dar muito trabalho, optei por cobrir o rosto, como a tinta que eu usei no trabalho foi a Acrílica que tem a secagem rápida e a técnica utilizada não foi o empastamento foi mais prático pintar por cima. Bom, deu trabalho ter que refazer o rosto mas valeu a pena porque ficou exatamente com tinha que ser.

Como disse no começo: lembre-se do olhar minucioso e deixe os olhos descansarem, mesmo que você esteja empolgado para terminar uma pintura, dar uma pausa é sempre bom. Valeu.

Deixe um comentário

