Aracati – Terra onde nasce o vento.

Sítio Histórico de Aracati, pelo artista plástico Cláudio Dickson.

Passei muitas férias em Aracati, na casa de minha avó Roselys, na Rua Coronel Alexanzito (Rua dos Sobrados). A casa fica quase em frente ao prédio dos Correios e a poucos metros da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim. Atravessei, ainda garoto, muitas vezes o beco do Nosso Senhor do Bonfim, que dá para a Rua do Comércio, conhecida também como Coronel Alexandrino, quando ia buscar meu bisavô José Freire para almoçar. Ele passava boa parte da manhã na Tipografia, depois ia à casa de um amigo e ficava conversando até dar a hora do almoço.

Igreja Nossa Senhora dos Prazeres | Aracati | Pintado em  Fevereiro 2011

Rua Grande / Óleo sobre tela 2008 40 x 3o cm

rua-aracatiRua Grande / Óleo sobre tela 2008 40 x 3o cm

Rua Grande

Rua Grande de Aracati/Óleo sobre tela 40x30cm / 2007

Sobrados da Rua Grande

Sobrados de José Freire / Óleo sobre tela 40x30cm / 2007

Casa de Câmara e Cadeia

Casa de Câmara e Cadeia / Óleo sobre tela 40x30cm / 2007

Igreja do Bonfim / Óleo sobre tela 40x30cm / 2007

Porto dos Bracos

Santa Cruz do Aracati do Porto dos Barcos / Óleo sobre tela 40x30cm / 2007

Caroça da Água

Carroça da Água / Óleo sobre tela 40x30cm / 2007

Igreja Matriz / Óleo sobre tela 40x30cm / 2007

Fundos dos Sobrados / Óleo sobre tela 40x30cm / 2007

Final da Rua Grande de Aracati/Óleo sobre tela 40x30cm / 2008

Praia de Canoa-Quebrada/Óleo sobre tela 40x30cm / 2008

Canoa-Quebrada/Óleo sobre tela 40x30cm / 2008

Carro Pipa / Óleo s/ tela 2008

Carnaubal / Óleo s/tela 2008

Sobrado  / Óleo sobre tela 30x40cm / 2007

casarao

Casa do Barão de Aracati / Óleo sobre tela 30x40cm / 2008

A casa do Barão de Aracati no passado funcionou como hotel, meu  pai já se hospedou lá quando era jovem e boêmio. Ele conta que também morava no hotel um estrangeiro, não me recordo se era Argentino ou Uruguaio. Mas esse estrangeiro criava uma cobra no hotel, “Sucuri” ela servia para comer os ratos que aparecia, só que um belo dia a cobra sumiu e ninguém nunca mais a viu, ela deve ter saido pelos telhados dos sobrados e foi embora.

7 comentários sobre “Aracati – Terra onde nasce o vento.

  1. Olá Cláudio, como vai?

    sou diretora e produtora de cinema no Rio de Janeiro e estou começando uma pesquisa sobre a cidade de Aracati para um possível documentário passado na cidade. Estou buscando uma “lenda” que diz que em Aracati as pessoas costumam colocar as cadeiras nas calçadas para conversar e esperar o Aracati, o vento que passa todo dia mais ou menos no mesmo horário e que ameniza o calor do sertão.

    Como não é um assunto muito fácil de pesquisar na internet, estou buscando pessoas, artistas e intelectuais que talvez possam me contar algo a respeito. Você poderia me ajudar?

    Desde já agradeço a atenção.

    Abraços
    Julia De Simone

  2. Cláudio,
    Suas combinaões de côres são fantásticas.
    Suas telas estão lindissimas, e o principal são alegres e bem pintadas.
    Parabéns.
    As minhas telas estão em neu e-mail , caso queira deixar seu comentário, estarei te aguardad.
    Att.
    Eliana

  3. Suas telas são de extremo bom gosto e muito profissionalismo. Além de carregarem um valor patrimônio histórico dessa cidade tão aconchegante e tão rica nas suas histórias e tradições e que eu tive o privilégio de morar. Actualmente encontro-me em Portugal, mas não vejo a hora de retornar a essa cidade que tanto amo.
    Parabéns!

  4. Claudio,

    Estou deslumbrada com suas telas, magnfícas! O mundo precisa silenciar diante de suas belas telas para que haja paz. Muitas exposiçõs deves realizar para encantar públicos com esta arte maravilhosa. Parabéns é muito pouco, Aplausos sonorsos não é suficiente.

    Silêncio!…

    Meditação!…

  5. Nossa… as telas são impressionantes! Sou aracatiense e moro em Fortaleza. Sempre tive o sonho de comprar uma tela com fotos da minha terra. Até que encontrei suas telas pelo google. Tinha posto nos meus favoritos, mas perdi tudo por causa de um vírus e formatação… então fiquei louca porque eu não sabia mais como encontrar o site, pois tinha esquecido o nome do pintor….
    Que bom que reencontrei esse grande artista! Vc deve ser aracatiense! Um grande abraço! Desejo saber os preços das telas…. tenha a humilde pretensão de adiquirir uma delas pra minha modesta casinha! Valeu! Parabéns por seu talento!

  6. Uma volta ao passado faz bem nós mesmo. Que vislumbra em suas telas é uma mensagem em obra prima que nos desperta uma saudade inexplicável mesmo não tendo vivenciado este tempo ou lugar tão distante, mais que cintimos a vontade de palmilhar neste lugar mesmo em sonho, para saciar nosso espírito tão carente de paz almejeida por nós neste mundo moderno, mais turbulento e marcado pela violência de diversas naturezas.

Deixe um comentário

